Contabilidade de Custos

Contabilidade de Custos

O que é e como realizar em sua empresa

Conheça uma área muito importante para a saúde financeira e regularização dos negócios de qualquer porte ou segmento no mercado.

Um gestor financeiro tem uma série de responsabilidades importantes dentro da empresa.

Entre elas, está a administração de despesas e receitas, que deve ser perfeitamente equilibrada para evitar que o negócio sofra prejuízos e tenha sua saúde financeira comprometida.

Dado o contexto, a contabilidade de custos é uma das partes vitais de uma empresa, sendo mais direcionada a estudar racionalmente os gastos realizados.

Sua principal finalidade é fazer com que os gestores conheçam minuciosamente cada valor envolvido nos processos de produção e oferta de um determinado produto ou serviço.

Por isso, neste artigo mostraremos o que você precisa saber sobre a contabilidade de custos e como ela é implementada em uma empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura para conferir!

O que é contabilidade de custos?

Contabilidade de custos é uma área muito importante para a saúde financeira e regularização dos negócios de qualquer porte ou segmento no mercado, pois é apenas através de suas funções que é possível calcular e apresentar detalhadamente dados sobre a evolução patrimonial e financeira de uma organização ao longo do tempo.

Enquanto a contabilidade mais genérica abrange apenas técnicas e cálculos para manter o controle do patrimônio do negócio, a contabilidade de custos é uma área muito mais específica, sendo considerada uma engrenagem indispensável dentro desse sistema.

Consiste em uma parte da contabilidade focada nos custos que uma empresa tem para prestar seus serviços ou produzir seus bens. Ela é baseada no registro contábil das transações do empreendimento e é responsável pelas contas de custeio.

Com base no segmento da atuação do negócio, ela pode ser dividida em contabilidade de custos de serviços ou contabilidade de custos industriais, por exemplo.

Custos diretos e indiretos, fixos e variáveis

Independentemente da área em que a empresa atua, seus custos podem ser diretos ou indiretos.

Custos diretos são os gastos ligados diretamente à prestação de um serviço ou produção de um produto. Enquanto os indiretos são aqueles que não pode ser relacionados objetivamente à produção ou prestação de serviços.

Pense nos custos diretos como aqueles que envolvem os materiais necessários para um produto. No caso de uma padaria, por exemplo, a farinha e outros insumos são utilizados para fazer pão, por isso são considerados custos diretos.

Já os custos indiretos desse mesmo estabelecimentos são aqueles utilizados para divulgar o produto (marketing).

Também é comum que a contabilidade de custos abranja os custos fixos e variáveis. Na maioria dos casos, esses termos são utilizados para se referirem aos mesmos custos diretos e indiretos.

Custos fixos são aqueles que não dependem da quantidade produzida, já que são despesas que a empresa terá independentemente de quanto produzir.

Custos variáveis são aqueles que estão diretamente relacionados aos valores gastos para produção ou oferecimento dos serviços, variando de acordo com o quanto a empresa vendeu no mês.

Para que serve a contabilidade de custos?

Entre as principais finalidades da contabilidade de custos, podemos citar:

  • Aumentar o controle sobre as quantidades físicas produzidas através do custo médio;
  • Estabelecer os custos para um determinado período;
  • Estabelecer sistemas de controle de custos que proporcionem análises, redução, comparações ou melhoria do custo;
  • Fornecer informações sobre o custo relacionadas a determinadas alternativas, com o objetivo de a gestão possa melhorar a sua tomada de decisões em relação à escolha.

Com os dados proporcionados pela contabilidade de custos, torna-se muito mais eficiente controlar as despesas de produção e, por consequência, tomar decisões pontuais para o negócio.

Como fazer a contabilidade de custos na prática?

A seguir mostraremos as melhores práticas para implementar a contabilidade de custos em sua empresa.

Liste os custos

Primeiramente, é preciso fazer uma lista detalhada com os custos e despesas que sua empresa tem. Lembrando que é fundamental incluir todas as despesas e não deixar nenhuma delas de fora, para que você tenha uma perspectiva mais ampla sobre os gastos que tem.

Determine os custos diretos

Como já mencionamos, custos diretos são aqueles que têm ligação direta com a produção de um produto ou execução de um serviço. Ou seja, são as despesas diretos que seu negócio tem para participar do mercado.

Sendo assim, é muito importante elaborar uma lista com todos estes custos, para que seja possível iniciar a próxima etapa do processo.

Compare custo direto e preço de venda

Esta etapa é crucial, pois é nela que você compreende se há compatibilidade entre o que você está gastando e quanto está obtendo de retorno financeiro com seus produtos ou serviços.

Essa análise ajudará a entender se o custo direto está sendo maior ou menor que o preço de venda dos produtos/serviços e, ainda, se eles estão gerando uma margem satisfatória de contribuição. Ou seja, se estão sendo suficientes para arcar com as despesas dos custos indiretos.

Se no final dessa análise você notar que o preço de venda está maior do que o custo direto, significa que você está pronto para avançar para a próxima eta.

Rateie os custos indiretos

Custos indiretos são aqueles que não têm ligação direta com a produção ou prestação de serviços, correto? Como despesas com marketing, por exemplo. Podemos afirmar que os custos indiretos também são custos fixos.

Por isso, é importante que sejam rateados dentro da empresa, para que seja possível saber onde a retirada financeira será feita para arcar com essas despesas. Vale lembrar que contar com o auxílio de um contador pode fazer toda a diferença no processo.

Estabeleça um ponto de equilíbrio

Tendo o rateio em mãos, assim como a compreensão da margem de contribuição do negócio, torna-se possível saber a quantidade de produtos ou serviços que devem ser vendidos para empatar com as receitas e despesas.

Quanto menor a quantidade de produtos/serviços analisada, mais fácil se torna o cálculo do ponto de equilíbrio das mercadorias.

Refaça tudo (se necessário)

Por fim, com base em todas as etapas que abordamos no conteúdo, podemos afirmar que será possível especificar o preço de venda por aquilo que sua empresa comercializar no mercado.

No entanto, se durante o processo de precificação você se deparar com dúvidas, é altamente recomendado que refaça cada um dos passos mais uma vez. Isso ajudará a evitar falhas ou equívocos no decorrer da execução.

Adaptação Fonte: Redação Azulis